O SONHO DE DESCONECTAR
A expressão “desconectar”, além de significar “liberar” o paraquedas principal para abrir o reserva, também é empregada no paraquedismo por pessoas que sonham em se “desconectar” da vida que levam para realizar o sonho de viver de paraquedismo.
Há algum tempo, algumas pessoas nos solicitaram que montássemos um curso sobre “Como Abrir e Operar uma Área de Paraquedismo”.
Pois bem, o curso está pronto e será ministrado em um final de semana. Na apostila, colocamos modelos de todos os documentos necessários para montar e administrar uma atividade de saltos. Sua apresentação será dividida em cinco módulos:
1- Legislação. As leis federais, formato jurídico, clube, escola, ANAC, RBAC, DECEA, CBPq, CIS, Código Esportivo, STJD, responsabilidade civil e risco, Termo de Responsabilidade. Análise do risco, fatores geradores, consequências e prevenção.
2- Finanças. Custo Fixo e Custo Variável, como calcular o custo e a margem dos produtos, planilha de custo de equipamentos e aeronaves, fluxo de caixa, investimento necessário, retorno sobre o investimento, análise de viabilidade econômica.
3- Marketing. O público-alvo, mix de produtos e serviços, preços, comunicação, critérios que determinam o sucesso na escolha do aeroporto e a localização do mercado-alvo, mídia tradicional, internet, site, Google, Facebook e mídias sociais, Relações Públicas, Imprensa, Promoções de Venda, Venda Pessoal, Boca-a-Boca, Comercialização, Eventos, organização de competições e boogies.
4- Administração e Estratégia. Visão, Missão, Objetivos, Estratégia, rotinas diárias, Plano de Segurança e Gestão da Qualidade, Check Lists, Procedimentos, Empreendedorismo – O business plan, os recursos financeiros.
5- Operação. Pré-Operação, operação, manifesto, aeronave, piloto, staff, RTA, instrutor-chefe, instrução, equipamentos, equipe de terra, fun jumpers (atletas), triagem, meteorologia, a escolha e a motivação dos recursos humanos, Segurança da Operação e o Sistema de Gestão da Segurança, check lists operacionais.
O curso será ministrado a partir de 2014 , por Ricardo Pettená, que conta com a experiência de 10 mil saltos e 43 anos de paraquedismo, formação acadêmica em Marketing (ESPM) com pós-graduação em Economia de Empresas (PUC Campinas) e uma vida dedicada ao paraquedismo, desde o primeiro salto (1971), a abertura da escola Azul do Vento (1978), a implantação do AFF no Brasil (1982), 14 vitórias em Campeonatos Brasileiros (1974 a 2003), a área de saltos operada com Cessnas , depois com o Helio Courier, Soloy (Turbina), Comp Air (Turbina) e o Skyvan (Turbina) (1985 a 2010), seis anos de experiência coordenando a instrução em Deland (1990 a 1997), o desenvolvimento do método BBF como sócio fundador da Skydive University e seis anos como chefe do Comitê de Instrução e Segurança da CBPq.
O paraquedismo no Brasil está crescendo assustadoramente e você pode colher os frutos deste desenvolvimento.
Aproveite este curso objetivo e abrangente para encurtar o caminho e acelerar a realização do seu grande sonho, ser dono da sua própria área de saltos.
Bom dia,
Eu estou interessado em participar do curso de como abrir uma area de paraquedismo. Voces poderiam passar a agenda e os valores? Muito grato.
Rodolfo
Bom Dia Rodolfo,
Favor enviar email para ricardo_pettena@hotmail.com
Aos cuidados de Ricardo Pettená, diga que visualizou a matéria no blog do
Luchiari para obter desconto na inscrição.
Obrigado.