A invenção do Paraquedas

Quem inventou o paraquedas?

Ninguém menos que o célebre gênio italiano da Renascença, Leonardo da Vinci (1452-1519), pintor, arquiteto, escultor e cientista.
No século XV, da Vinci estudou o voo dos pássaros e tirou conclusões básicas sobre a aerodinâmica, construiu diversas máquinas voadoras, entre elas o paraquedas. É considerado por muitos o pai do paraquedas, qual inventou com o intuito de resgatar pessoas presas em prédios em chamas.

Em 1483, ele idealizou um “protetor para quedas”, feito de pano e com o formato de uma pirâmide, que serviu para estudar os princípios da aerodinâmica: ao aumentar a resistência ao ar, o objeto diminui a velocidade de queda de um corpo na atmosfera. Ainda assim, o paraquedas moderno só surgiu muito tempo depois, no final do século XVIII.

paraquedas leonardo da vinci

Em 1616 outro italiano Fausto de Veranzio publicou um livro chamado “Machinae Novae” no qual aparece um homem pulando de uma torre, com um paraquedas quadrado, preso ao tronco do homem por quatro linhas. Esse desenho é muito similar aos paraquedas atuais usados no esporte. Em 1779 o físico francês Sebastian Le Normand estudou o paraquedas usando animais. Devido aos seus estudos ele é considerado o primeiro construtor sistemático do paraquedas.

Foi em 1785 que o balonista francês Jean Pierre Blanchard desenhou e construiu o primeiro paraquedas de seda qual também podia ser dobrado e guardado dentro de uma bolsa. Antes todos os paraquedas tinham uma armação rígida. Em 1793 ele fez um salto de emergência de um balão e quebrou as duas pernas.

O nome que mais aparece como o primeiro homem a saltar com um paraquedas é Andrew Jacques Garnerin. Data de 27 de outubro de 1797, o primeiro salto de exibição feito de um balão. Ou seja, o Base Jump começou bem antes que o paraquedismo. Sua esposa, Genevieve Labrosse foi a primeira mulher a saltar em 1798. Sua sobrinha Elisa saltou umas 40 vezes entre 1815 e 1836.

Quanto ao salto de paraquedas de um avião existem contradições. Alguns dizem que foi Grant Morton e outros o Capitão do Exército Americano Albert Berry em primeiro de março de 1912. De qualquer maneira a história registra em 1919, Leslie Irvin como o primeiro homem a executar salto livre abrindo o paraquedas por ação muscular voluntária, utilizando o Ripcord durante a queda livre.

Projetado para salvar pessoas presas em prédios, o paraquedas acabou sendo mais utilizado pelos militares, principalmente na Segunda Guerra Mundial. Foram os alemães que tiraram o máximo proveito da invenção, usando-a para aterrissar tropas especiais, facilitar o suprimento de alimentos em locais inacessíveis e infiltrar agentes em território inimigo.

Em 1930, na União Soviética, os russos organizam o primeiro Festival Desportivo de Paraquedismo e investiram em saltos de grande escala e, em 1935, 6 mil soldados saltaram em Kiev, desde então a evolução do paraquedas vem sendo tão rápida quanto eficaz.

O Atleta Luigi Cani reproduziu o paraquedas desenhado por Da Vinci e realizou um salto com o prototipo, simplesmente sensacional …

Links relacionados:

Grafia da palavra correta consulte: http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=195

Glossário: http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=593

Artigo “Tipos de Paraquedas”: http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=867

Gostou do artigo? Compartilhe:
http://www.luchiari.com.br/blog-paraquedismo/?p=679

E não deixe de comentar, sua opinião é importante para nós, o esporte agradece.

Esta entrada foi publicada em Curiosidades, História. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário