O primeiro homem a realizar experimentos com um balão para que este se tornasse um meio de transporte foi o jesuíta português Bartolomeu de Gusmão. Iniciou seus estudos para este aparelho em 1708, tendo realizado demonstrações de sua invenção à família real portuguesa. Diz-se que ele conseguiu voar num balão cerca de um quilômetro (desde o Castelo de S. Jorge até ao Terreiro do Paço em Lisboa), no entanto não existem provas documentais. Apenas em 1783 foi documentado um balão capaz de transportar pessoas, sendo eles os irmãos franceses Jacques e Joseph Montgolfier em 1783.
Esporte
O balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente. Possui adeptos em todo o mundo, no Brasil, o esporte vem se tornando popular a partir dos anos 80. O balão é considerado uma aeronave assim como avião, helicópteros e outros. Por esta razão o balão deve ter uma matricula (prefixo) registrado junto à ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil), seu piloto deve possuir uma licença (brevê) específico para a pratica do balonismo também emitido pela agencia reguladora. Além disso o balão deve possuir uma apólice de seguro aeronáutico, um certificado de autorização de voo obrigatórios. O balonismo no Brasil (e no mundo) vem se desenvolvendo principalmente por servir como uma poderosa ferramenta de mídia, atraindo anunciantes de todos os segmentos, ou seja; a presença nos balões de logomarcas de grandes empresas e/ou campanhas publicitárias vem auxiliando no desenvolvimento e popularização do esporte.
Competições
Os campeonatos de balonismo são elaborados de forma bastante criteriosa e as “performances” levam em consideração a precisão dos pilotos em voo. Alvos são distribuídos numa cidade ou região, e um diretor técnico determina quais alvos devem ser percorridos de acordo com as condições climáticas momentos antes de cada prova. Os vencedores são aqueles que ao final de cada prova obtém os melhores resultados. O campeão é determinado pela pontuação acumulada ao final de cada Campeonato.
Segurança
O balonismo é reconhecido pela FAI (Federation Aeronautique Internacionale) como o desporto aéreo mais seguro, com índices de acidentes próximo à zero.
Tipos de Balões
O balonismo se divide em 3 categorias principais sendo elas:
Balões de ar quente tripulados
São estes os mais comuns e com maiores adeptos no mundo. A ascensão do balão se dá pelo aquecimento do ar atmosférico, que ficando menos denso eleva o balão. O combustível normalmente utilizado ;e o gás propano C3H8. A carga que um balão de ar quente pode elevar, depende exclusivamente do tamanho de seu envelope (balão). Um balão considerado “normal” tem em média de 2.000m3 à 3.000m3 de volume interno e pode levar entre 2 e 5 pessoas. Existem ainda os balões considerados “turísticos” que tem de 5.000m3 à 24.000m3 e podem levar de 6 até 35 passageiros por vôo.
Balões de ar quente tipo special shape
Os equipamentos são similares aos utilizados nos balões normais porém seus envelopes tem formas variadas… As formas podem ser de animais, embalagens de produtos, personagem e o que mais a imaginação dos pilotos permitir. São balões de construção extremamente complexa, seu peso pode variar entre 2x até 10x o peso de um envelope normal. Sua pilotagem também exige grande perícia e são poucos pilotos no mundo que conduzem este tipo de balão. o Brasil vem se destacando internacionalmente com a construção de balões Special Shapes, sendo hoje o segundo país no mundo na quantidade de balões deste tipo fabricados. Muitos “shapes” famosos em eventos internacionais são made in Brazil. Em 2003 no AIBF Albuquerque International Balloon Fiesta (o maior evento de balão do mundo com a presença de 900 balões entre normais e shapes) 02 pilotos brasileiros (Eduardo de Melo e Mauro Chemin) ganharam o premio de melhor shape do evento por voto popular, com 2 balões no formato de abelhas que decolavam de mãos dadas. Este feito jamais tinha sido alcançado por uma equipe brasileira antes.
Balões de hélio tripulados
São bastante raros hoje em dia pelos seus custos proibitivos. São balões “fechados” onde a ascensão se dá pelo enchimento de gás hélio (He). Sendo este gás mais leve que o ar atmosférico, o balão eleva-se à grandes altitudes. As únicas competições existentes no mundo para este tipo de balão, são as distâncias, onde as equipes voam por dias ininterruptamente, onde o vencedor é aquele que chega mais longe do ponto de partida.
fonte: Wikipédia